A aquisição da língua estrangeira nas séries iniciais.

setembro 23, 2015

Hoje em dia, há uma grande necessidade de comunicação. Existem muitas escolas, cursos, livros, entre outros métodos nos oferecendo a aprendizagem de um segundo idioma. Tentam nos mostrar a facilidade em aprender uma nova língua não importando a idade. Qual é a idade ideal para iniciarmos o estudo de uma nova língua?

Além disso, a língua estrangeira está cada vez mais presente em nosso dia a dia, seja no uso do computador, nos filmes, anúncios, placas de rua e até onde menos se espera encontramos palavras ou expressões de outros idiomas.

Sobre o ensino de uma segunda língua durante a educação infantil, qual a melhor idade para uma criança iniciar esse aprendizado? O ensino de uma língua auxilia no desenvolvimento do raciocínio? Dentre esses fatores o órgão mais importante diretamente envolvido na habilidade linguística do ser humano é o cérebro.

Cada palavra pronunciada pela criança exige que o cérebro realize um complexo trabalho mental e é necessário que vários mecanismos dentro do cérebro trabalhem ao mesmo tempo, isto se chama sinapse neuronal. Vejamos um exemplo:

O simples fato de reconhecer as palavras que as crianças ouvem, os símbolos, que veem, é preciso ter dentro do cérebro um grande arquivo de palavras com os seus sons e respectivos significados.

No lado esquerdo do cérebro, fica a área de Wernicke próxima ao ouvido, que é responsável pela compreensão das palavras que usamos. É com ela que conseguimos entender o que ouvimos e escolher as palavras para comunicarmo-nos.

Na universidade de Washington, nos Estados Unidos, Dr. Ojemann, neurologista, descobriu que o cérebro arquiva as palavras que aprendemos em grupos separados. A língua materna, que a gente aprende quando começa a falar, fica guardada numa região do lobo frontal, no lado esquerdo do cérebro. É a matriz da nossa linguagem. Quando se aprende uma segunda língua, entra em ação o lado direito do cérebro. É criada uma espécie de “filial” da linguagem, para ajudar a memorizar esse novo dicionário de palavras estrangeiras. Na hora em que uma outra língua se torna quase igual à língua materna, muito provavelmente o aprendizado vai ficar totalmente no lado esquerdo do cérebro.

Conforme a literatura em aquisição de linguagem, na fase infantil, a criança apresenta maior pré disposição para a aquisição de línguas.

A esse respeito argumenta o Dr Blanco Santos, neuro-pedagogo brasileiro, que a melhor fase para aprender uma língua estrangeira começa a partir da Educação Infantil, pois nessa fase a criança realiza conexões cerebrais extremamente importantes.

Também Chomsky (1968) afirma ser a linguagem uma faculdade especial inata que permite a aquisição pela criança em um período de poucos anos, de uma ou mais línguas.

Da mesma forma Schütz, relata que não há dúvida de que existe uma idade crítica, a partir da qual o aprendizado começa  aficar mais difícil. Este período parece situar-se entre os 12 e os 14 anos, entretanto varia muito conforme a pessoa e principalmente, conforme as características do ambiente linguístico em que o aprendizado ocorre.

Escolas que têm no currículo línguas estrangeiras nas séries iniciais são sempre mais bem vistas e percebe-se que o aluno consegue absorver melhor outras matérias.

Também Lunnenberg (1967) afirma que entre a infância e adolescência há um período crítico para o desenvolvimento da linguagem. Segundo o autor, as crianças antes da puberdade podem aprender a falar fluentemente e com relativa facilidade mais de uma língua.

A Teoria de Piaget (1971) diz que a principal função da linguagem é de intercâmbio social: Para se comunicar com o seu semelhante que o indivíduo cria e utiliza nos sistemas de linguagem. É a necessidade de comunicação que impulsiona inicialmente o desenvolvimento da linguagem, isto é, a linguagem tem função social. Um estudo da Universidade de Strathclyde, em Glasgow (Escócia), apontou que crianças bilíngues têm maior aproveitamento mental que as demais, melhor resolução de cálculos matemáticos e mais criatividade.

Segundo o professor Lauchlan Fraser, que liderou o estudo, o bilinguismo é visto como benéfico na infância, pois além de ampliar o vocabulário e a compreensão das ideias, pode beneficiar na atenção seletiva (foco em uma informação importante). As habilidades podem servir para a agilidade e tipos de raciocínios.

O estudo também indicou que as crianças que aprenderam língua estrangeiras tiveram um melhor rendimento em habilidades lúdicas, exatas e sociais.