O xadrez na Escola Vôo Livre.

setembro 24, 2015

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) a prática do xadrez está inserida no bloco de conteúdos de esporte, jogos e lutas, e tem sua validade atingida quando promove o desenvolvimento global do indivíduo e promove a inserção de todos os integrantes de um grupo, independente da faixa etária, tamanho ou fase da vida que se encontra.

O xadrez é jogo, é esporte, é ciência e é arte. Pode ser jogado ludicamente sem nenhuma pretensão dos participantes que não seja a diversão. É um esporte, pois existe uma federação que rege suas regras e campeonatos. É ciência, pois existem registros de partidas jogadas há mais de 600 anos, e estudos de diversas fases das partidas. É arte, pois existe a composição de problemas, um tipo de modalidade que os autores dessas posições apresentam e são realizadas competições para a solução desses diagramas.

A proposta da Escola Vôo Livre é ministrar o xadrez a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, utilizando a metodologia lúdica. Os alunos que desejarem são convidados a participar de campeonatos de acordo com o seu ano de escolaridade.

Nas aulas, desde o início, eles aprendem a movimentar as peças do tabuleiro e conhecem as coordenadas alfanuméricas, que só aprenderão na disciplina de matemática no 6º ano do Ensino Fundamental. Também é estimulado o trabalho em equipe em partidas de um grupo contra o outro em que eles debatam sobre lances pretendidos, seus benefícios e propriedades.

A Escola Vôo Livre, com as aulas de xadrez, tem como objetivo desenvolver a melhora da criatividade, raciocínio lógico, atenção, autonomia, síntese, administração racional do tempo, cooperação, liderança, autocontrole, sociabilidade, paciência, perseverança, comportamento ético, espírito de equipe, autoestima, habilidade na resolução de problemas, dentre outros objetivos que acreditamos para o desenvolvimento de um ser pensante.

Renomados nomes nas diversas áreas de atuação praticavam o xadrez: Machado de Assis, William Shakeaspare, Sean Commery, Yoko Ono, Abraham Lincoln, Sigmund Freud e outros.

Embora o xadrez seja uma atividade, em uma partida trabalha-se o esforço coletivo, pois você não ganha jogando apenas com uma só peça!