• Proposta Pedagógica

O Jardim Escola Vôo Livre tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social e ético, tendo em vista uma formação ampla.

Nesta visão, sua prática educativa proporciona aos alunos a construção de significados a partir de múltiplas e complexas interações.

Cada aluno é sujeito de seu processo de aprendizagem, enquanto o professor é mediador na interação dos alunos com os objetos de conhecimento.

A Vôo Livre se propõe a ser uma escola de formação e acredita que é de sua responsabilidade:

• Construir a compreensão da cidadania e participação social.
    • Promover o desenvolvimento do pensamento crítico e ético.
    • Possibilitar a construção do conhecimento sobre o Brasil e o mundo em todas as suas dimensões, valorizando a pluralidade do seu patrimônio sociocultural.
    • Desenvolver no educando o autoconhecimento, a autoconfiança, autovalorização e a sua percepção como agente questionador e transformador da realidade.
    • Construir a capacidade de utilização das diferentes linguagens para a construção do conhecimento.
    • Orientar sobre a possibilidade de uso das diversas fontes de informação.
    • Desenvolver a consciência que cada ser é integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interpretações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.
    • Preparar e orientar o educando para a integração ao mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional.
    • Desenvolver competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica.
    • Nossos projetos são desenvolvidos a partir de temas que despertam a curiosidade das crianças e que abordam diferentes áreas do conhecimento.

De acordo com a faixa etária, são escolhidos e trabalhados temas de maior interesse, através das diferentes linguagens. A criança é incentivada a desenvolver o espírito investigativo.

As atividades são cuidadosamente preparadas dentro da temática do projeto tendo como meta principal a construção do conhecimento, através de experiências vivenciadas, promovendo o exercício de flexibilidade das representações mentais e sensibilizando assim o olhar para as diversas leituras do mundo.

Conheça nossas Atividades Específicas.